Páginas

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

1ª Confraternização Anual de Capoeira Angola 2011

Semana de muitas expectativas, encerramento do ano, convidados e gente ilustre da capoeira, fazendo do Sábado, 17 de dezembro, um dia especial. Quando às 16h00 foram chegando os capoeiristas e seus mestres e mestrandos, trazendo seus berimbaus. Um momento onde ainda compunham a imagem banners das entidades participantes, exposição de fotos, famílias inteiras, e muitos sorrisos felizes.

Esse cenário da festa da capoeira foi montado na Praça Frei Baraúna, no centro de Sorocaba, no estado de São Paulo. E fez parte da Feira de Artesanato de Natal, comandada pelo Mestre Jaime da Associação de Capoeira Angola Bem Brasil, também parceira da CUFA Sorocaba.

Foi uma roda especial, encerramento das atividades do ano e, pois ali estavam presentes diversos grupos de capoeira tanto Angola como Regional, num total de 10 representados; com seus mestres, instrutores, e professores.

Abrindo o evento Mestre Jaime saudou a todos com boas-vindas, enfatizando a dimensão que o evento ganhou em 2011 com a presença de tantos convidados ilustres e um grande público. A oportunidade permitiu o pedido de um minuto de silêncio pela morte do grande mestre de Capoeira Angola João Pequeno, discípulo do eterno mestre Pastinha, ocorrido no dia 09/12/11 em Salvador/BA.

Mestres com mais de 30, 40, 50 anos de capoeira estavam ali presentes, como o Mestre Gaguinho, que foi aluno do Mestre Pastinha, Mestre Limãozinho, Mestre Pedro, Mestre Cupim, Mestre Cuco e o proprio Mestre Jaime. Estiveram também o Trenel Eron,, Professor Sapo, Contra- Mestre Charles, Instrutor Val, Prof.Trinca Ferro, prof.Boa Gente, prof.Negão, Instrutor Macumba, Contra Mestre Pererê, Prof.Ronaldo, Contra- Mestre Paulo C., Contra-Mestre Baino, Contra Mestre Baiano, Prof.Sandro e alunos.

Durante o evento foram feitas várias homenagens. Que somaram-se ao objetivo maior da roda que é o da interação e integração entre os grupos de capoeira de Sorocaba e região, para o seu fortalecimento e crescimento da prática de capoeira.

Momento também para tirar fotos com seus ídolos e também capoeiristas de outros grupos, assim como também o público ali presente.

O respeito, a alegria entre os Mestres ali presentes, assim como também entre os alunos e componentes dos grupos, fizeram da festa da capoeira em Sorocaba, neste ano de 2011, um marco.

Um jantar de confraternização no Salão de Festas Chique no Urtimo, na Vila Fiori, onde a Central Única das Favelas (CUFA) Sorocaba utiliza para as suas aulas, marcou o encerramento da Roda de Capoeira no sábado.

Na manhã do dia 18/12  a partir das 10h, foram reiniciadas as atividades e a confraternização continuou no Território Jovem 33 do Bairro Nova Esperança, onde o Grupo Capoeira Liberdade, fez a troça de cordas dos seus alunos. Houve ainda uma oficina ministrada pelo Mestre Limãozinho e posteriormente se iniciou o ritual de batizado com uma roda de capoeira.
Presentes estavam: Sandra – da SEJUV- Secretaria da Juventude, Maria de Fátima – Coordenadora Geral da Central Única das Favelas (CUFA) de Sorocaba, Mestre Jaime (Associação de capoeira Angola Bem Brasil), Mestre Limaozinho (baiano) morador em São Paulo, Mestre Cupim, líder do grupo Liberdade de Sorocaba, Mestre Pedro com cerca de 50 anos de capoeira, Contra-Mestre Charles morador do bairro e professor dos alunos que estavam fazendo a troca de cordas, Trenel Eron (Associação de Capoeira Angola Bem Brasil e da CUFA Sorocaba , familiares dos jovens e o público que foi prestigiar o evento.

Após o evento de troca de cordas, um almoço de confraternização selou com alegria a festa que ao som do birimbau e pandeiro, teve historias contatas pelos velhos mestres e claro muita capoeira.

Por: Fatima Pires

Aluno Diego Corô
Mestre Pedro, Mestre Limaozinho, Mestre Jaime, Mestre Cupim
Mestre Gaguinho
Foto: William Manfrinatto - Mestre Jaime e Fátima Pires - Coordenadora CUFA Sorocaba SP




Nenhum comentário:

Postar um comentário