Páginas

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

1ª Confraternização Anual de Capoeira Angola 2011

Semana de muitas expectativas, encerramento do ano, convidados e gente ilustre da capoeira, fazendo do Sábado, 17 de dezembro, um dia especial. Quando às 16h00 foram chegando os capoeiristas e seus mestres e mestrandos, trazendo seus berimbaus. Um momento onde ainda compunham a imagem banners das entidades participantes, exposição de fotos, famílias inteiras, e muitos sorrisos felizes.

Esse cenário da festa da capoeira foi montado na Praça Frei Baraúna, no centro de Sorocaba, no estado de São Paulo. E fez parte da Feira de Artesanato de Natal, comandada pelo Mestre Jaime da Associação de Capoeira Angola Bem Brasil, também parceira da CUFA Sorocaba.

Foi uma roda especial, encerramento das atividades do ano e, pois ali estavam presentes diversos grupos de capoeira tanto Angola como Regional, num total de 10 representados; com seus mestres, instrutores, e professores.

Abrindo o evento Mestre Jaime saudou a todos com boas-vindas, enfatizando a dimensão que o evento ganhou em 2011 com a presença de tantos convidados ilustres e um grande público. A oportunidade permitiu o pedido de um minuto de silêncio pela morte do grande mestre de Capoeira Angola João Pequeno, discípulo do eterno mestre Pastinha, ocorrido no dia 09/12/11 em Salvador/BA.

Mestres com mais de 30, 40, 50 anos de capoeira estavam ali presentes, como o Mestre Gaguinho, que foi aluno do Mestre Pastinha, Mestre Limãozinho, Mestre Pedro, Mestre Cupim, Mestre Cuco e o proprio Mestre Jaime. Estiveram também o Trenel Eron,, Professor Sapo, Contra- Mestre Charles, Instrutor Val, Prof.Trinca Ferro, prof.Boa Gente, prof.Negão, Instrutor Macumba, Contra Mestre Pererê, Prof.Ronaldo, Contra- Mestre Paulo C., Contra-Mestre Baino, Contra Mestre Baiano, Prof.Sandro e alunos.

Durante o evento foram feitas várias homenagens. Que somaram-se ao objetivo maior da roda que é o da interação e integração entre os grupos de capoeira de Sorocaba e região, para o seu fortalecimento e crescimento da prática de capoeira.

Momento também para tirar fotos com seus ídolos e também capoeiristas de outros grupos, assim como também o público ali presente.

O respeito, a alegria entre os Mestres ali presentes, assim como também entre os alunos e componentes dos grupos, fizeram da festa da capoeira em Sorocaba, neste ano de 2011, um marco.

Um jantar de confraternização no Salão de Festas Chique no Urtimo, na Vila Fiori, onde a Central Única das Favelas (CUFA) Sorocaba utiliza para as suas aulas, marcou o encerramento da Roda de Capoeira no sábado.

Na manhã do dia 18/12  a partir das 10h, foram reiniciadas as atividades e a confraternização continuou no Território Jovem 33 do Bairro Nova Esperança, onde o Grupo Capoeira Liberdade, fez a troça de cordas dos seus alunos. Houve ainda uma oficina ministrada pelo Mestre Limãozinho e posteriormente se iniciou o ritual de batizado com uma roda de capoeira.
Presentes estavam: Sandra – da SEJUV- Secretaria da Juventude, Maria de Fátima – Coordenadora Geral da Central Única das Favelas (CUFA) de Sorocaba, Mestre Jaime (Associação de capoeira Angola Bem Brasil), Mestre Limaozinho (baiano) morador em São Paulo, Mestre Cupim, líder do grupo Liberdade de Sorocaba, Mestre Pedro com cerca de 50 anos de capoeira, Contra-Mestre Charles morador do bairro e professor dos alunos que estavam fazendo a troca de cordas, Trenel Eron (Associação de Capoeira Angola Bem Brasil e da CUFA Sorocaba , familiares dos jovens e o público que foi prestigiar o evento.

Após o evento de troca de cordas, um almoço de confraternização selou com alegria a festa que ao som do birimbau e pandeiro, teve historias contatas pelos velhos mestres e claro muita capoeira.

Por: Fatima Pires

Aluno Diego Corô
Mestre Pedro, Mestre Limaozinho, Mestre Jaime, Mestre Cupim
Mestre Gaguinho
Foto: William Manfrinatto - Mestre Jaime e Fátima Pires - Coordenadora CUFA Sorocaba SP




quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Caravana CUFA BASQUETE DE RUA na Pompéia e em excursão pelo interior do estado no SESC VERAO.


O SESC Sorocaba, SESC Pompéia e CUFA São Paulo realizarão no mês de Janeiro na unidade Pompéia e em 03 cidades do interior como Votorantim, Itu e Sorocaba a caravana CUFA BASQUETE DE RUA na programação do SESC VERÃO.
O basquete de rua e os elementos da cultura hip hop animarão o espaço especialmente montado para o SESC Verão na unidade Pompéia e praças e ruas na versão itinerante pelas cidades com o SESC Sorocaba que brevemente inaugurará sede própria.
Jogos de Basquete de Rua, desafio Mano a Mano para os atletas apresentarem suas habilidades com a bola, campeonato de enterradas e arremessos são a programação principal que como não poderia deixar de ser abrirá espaço para a interação com o público com times montados na hora com os participantes das oficinas e brincadeiras com a bola. Embalando as partidas e brincadeiras Djs tocarão muito hip hop. B.Boys e B.Girls farão suas performances de breaking, batalhas e oficinas para ensinar a dança das ruas que agrega mais e mais adeptos a cada dia.
Animando o público e narrando os jogos os MC's Cesinha e Doidera já conhecidos do público que curte esta modalidade urbana como narradores oficiais da Liibra SP a Liga Internacional de Basquete de Rua de São Paulo, campeonato estadual realizado anualmente pela CUFA SP a Central Única das Favelas de São Paulo.
Na agenda do Pompéia além das atividades citadas teremos oficinas de tranças e trançadeiras embelezando a cabeça de moças e rapazes preparando o visual para o verão e para a festa da cultura urbana!
Calendário
SESC VERÃO - POMPÉIA
Trançadeiras:
Oficina de tranças e entrelaçamento de cabelos para o público

Dias 07, 08 e 25 de janeiro, das 10 às 18h

Basquete de Rua
Jogos demonstração de Basquete de Rua. Oficinas de fundamentos e habilidades com a bola para o público, MC e Djs embalando a quadra.

07/01 (sábado), às 16h as 19h
08/01 (domingo), às 14h as 17h
04/02 (sábado), às 16h as19h
05/02 (domingo), às 14h as17h
Mano a Mano e campeonatos
Disputa de habilidades um a um com os melhores basqueteiros de rua de São Paulo. Campeonato de enterradas e arremessos tudo embalado pelos beats do dj e a imação do MC de quadra. Oficinas para o público.

21/01 (sábado), às 16h as 19h
22/01 (domingo), às 14h as 17h
11/02 (sábado), às 16h as 19h
12/02 (domingo), às 14h as 17h
SESC VERAO – SOROCABA
Basquete de Rua, Dj, Mc, Graffitti e Parkour. Demonstrações e vivencias com o público ao som de muito Hip Hop.

Dias e Locais
14/01 – Parque dos Espanhóis, das 15h às 21h - Rua Campos Sales s/nº - Sorocaba
15/01 – Via Viva, das 9h às 12h. Av. Itavuvu – Sorocaba
21/01 – Centro Esportivo Maria Eugênia, das 15h às 20h - Rua Dante Trevisan, 199 - Jardim Maria Eugenia - Sorocaba
22/01 – Votorantim, das 15h às 20h30 - Praça Zeca Padeiro - Av. 31 de Março - Centro
28/01 – Centro Esportivo Jardim Simus, das 15h às 20h - Av. Dr Américo Figueiredo, 1200 - Jardim Simus -Sorocaba
29/01 – Itu, das 15h às 20h30 - Praça Washington Luiz - Centro - Jardim do Estádio
Mais Informações:
Claudia Raphael - Coordenadora Estadual CUFA SP
Email: claudia@cufasp.org.br – tel.: 11_8454-2668 ID:24*25791
twitter: @cufasp / @clauraphael
skype: claudia.cufasp
Endereço: Rua das Jangadas, 31 – Paraisópolis / Vila Andrade – SP




terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Convite - “1ª Confraternização Anual de Capoeira”

A CUFA – Central Única das Favelas de Sorocaba/SP e a Associação de Capoeira Angola Bem Brasil convidam para o evento “1ª Confraternização Anual de Capoeira”, a ser realizado no dia 17 e 18 de dezembro de 2011, no município de Sorocaba.
Participando do evento os Grupos de Capoeira de Sorocaba e da Região, com a finalidade de fortalecer a capoeira e trazer interação entre os presentes.
No dia 17 de dezembro, das 16h às 22horas, será realizada uma roda de capoeira e exposição de fotos dos grupos capoeiristas, durante a Feira de Artesanato de Natal, que acontece na Praça Frei Baraúna, s/nº - Centro.
No dia 18 de dezembro as atividades acontecerão no Território Jovem Nova Esperança, bairro Nova Esperança, a partir das 10horas.
Não perca, você é nosso convidado.
Contato:
Fone: 15 – 9122-4554- Fátima – Coordenadora da CUFA Sorocaba/SP
Fone: 15 – 8117-6247- Mestre Jaime